A rodovia Ayrton Senna, antiga rodovia dos Trabalhadores, foi inaugurada em 1982. Com extensão inicial de 50 quilômetros, a nova estrada passou a interligar a capital paulista à cidade de Guararema, na região do Alto Tietê. Seu traçado é paralelo à Rodovia Presidente Dutra e a estrada cruza, ainda em seu início, na divisa entre São Paulo e Guarulhos, o Parque Ecológico do Tietê. À época, foi inaugurada também uma ligação entre a rodovia e o Aeroporto Internacional de Guarulhos, a rodovia Hélio Smidt (SP-019).
Em 1990, começou a ser construída a continuação da então Rodovia dos Trabalhadores. Inaugurada em 1994, já sob o nome de Rodovia Carvalho Pinto e com 70 quilômetros de extensão, a estrada liga Guararema a Taubaté. A rodovia tornou-se uma das mais importantes vias para a distribuição da produção industrial das cerca de duas mil empresas instaladas na região do Vale do Paraíba, com destaque para a forte presença das indústrias do setor automobilístico, como Volkswagen e GM, e siderúrgico, como a Usiminas.
Além do papel econômico, o complexo cumpre importante função turística no Estado de São Paulo. As duas estradas fazem a ligação entre a região Metropolitana de São Paulo e o Vale do Paraíba e possibilitam o acesso ao Rio de Janeiro, às praias do Litoral Norte e à região serrana de Campos do Jordão, cidade que atrai milhares de turistas nos meses de inverno e é conhecida como a Suíça brasileira.
Desde 2009, o trecho é administrado pela Ecopistas, sob edital de licitação n° 003/2008, junto ao Governo do Estado de São Paulo e regulamentado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo – Artesp. Atualmente, o corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto recebe cerca de 150 mil veículos pedagiados por dia, nos dois sentidos, e faz parte do Corredor de Exportação Campinas – Vale do Paraíba Litoral Norte.
Trechos administrados pela Ecopistas que compõem o corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto:
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