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4 motivos que fazem o asfalto borracha contribuir para a segurança viária

Publicado em 27 de out de 2020 às 16:00

4 motivos que fazem o asfalto borracha contribuir para a segurança viária

Pavimento é utilizado em obras realizadas pela Ecopistas

 

As obras de renovação do pavimento da rodovia Carvalho Pinto, atualmente entre o km 61 e o km 134, na pista em direção ao interior, estão sendo realizadas com o asfalto borracha para garantir mais benefícios aos motoristas. Confira quatro motivos que fazem dele um pavimento mais seguro e confortável para quem trafega nas rodovias.

Mais resistência

A mistura de 15% de pó de borracha, proveniente de pneus de caminhões triturados, dá mais elasticidade à liga asfáltica e uma resistência 40% maior do que o pavimento tradicional, o que garante uma vida útil maior e com menos deformações e buracos na pista, proporcionando uma viagem mais agradável e segura.

Melhor aderência

O uso do material também proporciona uma melhor aderência dos pneus dos veículos com o pavimento, o que garante mais estabilidade na hora de dirigir.

Reduz o risco aquaplanagem

As características do pavimento com asfalto borracha tornam ele mais poroso e permeável, o que ajuda a evitar a aquaplanagem, que é causada quando há um acúmulo de água na pista e faz com que o veículo perca momentaneamente o contato com o solo.

Melhora a frenagem

Uma aderência superior junto com a redução do acúmulo de água deixa a pista em melhores condições para frenagens seguras.

Além disso, outra qualidade importante é que o asfalto borracha é considerado ecológico, pois recicla a borracha de pneus de caminhões, material que pode demorar até 600 anos para decompor na natureza e pode gerar contaminação do solo, caso seja descartado incorretamente.

 

Obras na Carvalho Pinto

Desde às 7h do domingo (25) até as 14h desta sexta-feira (30), são realizados trabalhos para a renovação do pavimento entre o km 61 e o km 134 (região entre Guararema e Taubaté). Por isso, acontecem bloqueios alternados entre as faixas, sempre com uma livre para o fluxo de veículos.

As obras estão sujeitas à alteração em função de necessidades operacionais ou condições climáticas, atendem ao contrato de concessão da Ecopistas e são acompanhadas pela ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).

Sobre a Ecopistas

A Ecopistas, empresa controlada pelo grupo EcoRodovias, administra o corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, entre o km 11,1 e o km 134,7. As rodovias ligam a Região Metropolitana de São Paulo ao Vale do Paraíba, à região serrana de Campos do Jordão e às praias do Litoral Norte.

 

Sobre a EcoRodovias

A EcoRodovias é uma das maiores empresas de infraestrutura rodoviária do Brasil e vem expandindo, ao longo dos últimos vinte anos, sua presença em corredores rodoviários de importação e exportação, bem como relevantes eixos turísticos do país. Atualmente, administra 10 concessões de rodovias, que somam mais de 3 mil quilômetros de extensão em oito estados nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do país. A EcoRodovias é também vencedora do leilão que definiu a concessão do trecho norte do Rodoanel Mário Covas (SP-021), em São Paulo. Além disso, gerencia dois ativos logísticos - um pátio regulador e um terminal portuário - que atendem ao Porto de Santos, o maior do Brasil.

 

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Fontes:

http://inovacao.scielo.br/pdf/inov/v3n3/a08v3n3.pdf

https://monografias.brasilescola.uol.com.br/engenharia/asfalto-com-adicao-de-borracha-de-pneus-inutilizados.htm

https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9AEGRV/1/monografia_luiz_felipe_c._leao.pdf