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Ecopistas renova pavimento da rodovia Carvalho Pinto com técnicas sustentáveis de engenharia

Publicado em 07 de fev de 2020 às 14:15

Novo asfalto leva borracha de pneus velhos em sua composição, enquanto camada de base é formada por material fresado. 
Obras serão iniciadas a partir de segunda (10) e o investimento no trecho será de cerca de R$ 10 milhões 


 
O pavimento da rodovia Carvalho Pinto começa a ser totalmente renovado a partir da próxima segunda-feira, 10/2, entre o km 74 e km 123, em direção ao interior (região entre Jacareí e Caçapava), e do km 0 ao km 4,5 da interligação com a rodovia Presidente Dutra, a SPI117, no sentido da rodovia Presidente Dutra (região de Taubaté). Esta é a primeira etapa de um extenso projeto de recuperação de pavimento que será feito ao longo de 18 meses no corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, administrado pela Ecopistas. 

A previsão é de que este primeiro trecho esteja concluído até o final do semestre. A próxima fase, a ser realizada no início do segundo semestre, contemplará obras no começo da rodovia Ayrton Senna. No ano seguinte, serão executadas obras na rodovia Hélio Smidt e novamente na rodovia Carvalho Pinto, porém em direção a São Paulo. O investimento na primeira fase será de R$ 10 milhões.  
 
Trata-se de uma recuperação profunda de pavimento, que é feita, em média, a cada cinco anos. “É um trabalho muito mais minucioso e complexo do que os serviços que ocorrem semanalmente, pois em alguns trechos realizamos a substituição do pavimento asfáltico desde a base. Também, exige período maior de conclusão e bloqueios mais extensos. Assim, reforçamos aos usuários a importância de respeitar o limite de velocidade que estará reduzido nos locais a fim de evitar acidentes”, comenta o engenheiro e coordenador de obras da Ecopistas, Marcelo Moreno. 


Soluções ecológicas

Os trabalhos contam ainda com outro diferencial. As técnicas de engenharia utilizadas são bastante sustentáveis. As camadas de base, por exemplo, usarão o fresado – material que leva pavimento em final de vida útil em sua composição, reaproveitando assim resíduos que gerariam um grande passivo ambiental. Já o revestimento asfáltico é composto, entre outros elementos, por pó de borracha proveniente da reciclagem de pneus que, se deixados na natureza, levariam cerca de 600 anos para se decompor.  
 
Além de muito mais ecológicas, as soluções escolhidas têm qualidade testada e aprovada e ainda prolongam a vida útil das pistas. “O asfalto borracha é cerca de 40% mais resistente que o pavimento convencional, o que reduz a necessidade de pequenas intervenções de rotina e bloqueios de faixas”, explica Marcelo. 
 
 
Bloqueios necessários 
 
A partir de segunda (10), as obras ocorrerão do km 95 ao km 101 da rodovia Carvalho Pinto, no sentido do interior, com bloqueios alternados entre todas as faixas de segunda (10) a quinta (13) das 7h às 18h e na sexta (14) das 7h às 15h.

Os trechos estarão devidamente sinalizados e a programação das obras que seguirá nas próximas semanas será divulgada semanalmente pelos meios de comunicação da concessionária. 
As obras estão sujeitas à alteração em função de necessidades operacionais ou condições climáticas e atendem ao contrato de concessão da Ecopistas e serão acompanhadas pela ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo).
 
Em caso de emergência, a Ecopistas disponibiliza atendimento 24 horas pelo telefone 0800 777 0070 ou por meio dos call boxes (telefones de emergência) existentes ao longo do corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto. O usuário pode obter informações de tráfego e tirar dúvidas pelo twitter da concessionária: @ecopistas.
 
A Ecopistas, empresa controlada pelo grupo EcoRodovias, assumiu, no dia 18 de junho de 2009, a administração do corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, entre o km 11,1 e o km 134,7. As rodovias ligam a Região Metropolitana de São Paulo com o Vale do Paraíba, a região serrana de Campos do Jordão e as praias do Litoral Norte.