Notícias

Esse canal é atualizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Nele você encontra notícias sobre a empresa e os boletins enviados para a imprensa.

Para mais informações, consulte também o Twitter e o mapa interativo do site.

Assessoria de imprensa: (11) 4646-3451/3413 ou imprensa@ecopistas.com.br

EcoRodovias contrata refugiados para trabalhar em suas concessionárias do estado de São Paulo

Publicado em 26 de nov de 2018 às 16:15

Por meio de programa de capacitação seguido de processo seletivo, a empresa admitiu 12 refugiados para trabalhar em suas operações de pedágio na Ecopistas e Ecovias
 
 
As praças de pedágio das concessionárias Ecovias e Ecopistas - empresas que fazem parte do Programa de Concessões do Estado de São Paulo - receberão, nos próximos dias, 12 colaboradores com hábitos, sotaques e culturas bem diferentes. São refugiados da Síria, Egito, Iraque, Iêmen, Marrocos e Venezuela, que receberam capacitação específica e passaram no processo seletivo das empresas. 
 
A iniciativa faz parte do Programa Capacitar, desenvolvido pelo Grupo EcoRodovias com o objetivo de aumentar a empregabilidade e a inclusão social de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade em cidades do entorno das rodovias administradas. 

Entre os dias 1 e 13 de novembro, 15 refugiados passaram por treinamentos em parceria com as ONG’s Missão AME, Refúgio Brasil e Connection. Os primeiros módulos do curso foram aplicados pelo SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de São Paulo. Foram ensinadas noções de atendimento ao cliente e informática. Em complemento, colaboradores da EcoRodovias passaram orientações para criar um currículo atraente e se preparar para processos seletivos. Também apresentaram um panorama sobre negócios rodoviários como os procedimentos da operação de pedágios.

Na sequência do treinamento do Capacitar, o grupo participou de processo seletivo para as concessionárias. Dos 15 refugiados, nove foram contratados para Ecopistas e três para a Ecovias. Os novos integrantes começam a trabalhar em 3 de dezembro na Ecovias e 10 de dezembro na Ecopistas. 

A difícil situação vivida pelos refugiados em seus países virou motivação para fazerem do Brasil um lugar de recomeço. Vindo da Síria, Hani Rawass demonstrou, desde o início do curso de capacitação, muito entusiasmo para aprender e trabalhar.  “A guerra me tirou tudo, mas encontrei no Brasil um lugar para recomeçar. Sei que tenho muitos desafios para enfrentar, mas acreditem em mim e não me deem o peixe, me ensinem a pescar! Obrigado pela força! ”, afirmou Hani que foi contratado para a função operador de pedágio de Itaquaquecetuba – SP da Ecopistas.
 
“Capacitamos pessoas para que tenham mais chance de conseguir um trabalho. Interagir com o grupo de refugiados nesse processo nos trouxe muita satisfação, pois são pessoas muito capacitadas e dispostas a aprender. Além disso, tivemos a oportunidade de vivenciar uma rica troca cultural! ”, comenta a supervisora de Sustentabilidade da Ecovias e Ecopistas, Edelir Almeida.