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Ecovias e Ecopistas atendem mais de mil motoristas nas pistas durante a 1ª semana de oficial de isolamento social; Atendimentos telefônicos passam de 14 mil

Publicado em 01 de abr de 2020 às 14:40


Equipes operacionais continuam a rotina de trabalho para atender àqueles que também não podem parar de trabalhar, durante o período de Pandemia do Coronavírus
 


 
Em meio à pandemia do coronavírus e às orientações para o máximo isolamento social possível, algumas classes de trabalhadores não podem parar. Além das mais óbvias, como médicos e caminhoneiros, temos também aquelas que dão apoio a esses profissionais. Caso, por exemplo, dos funcionários das concessionárias de rodovia, que só na semana passada, a primeira oficial de isolamento, realizaram mais de mil socorros nos trechos sob concessão da Ecovias (Sistema Anchieta-Imigrantes) e Ecopistas (Corredor Ayrton Senna /Carvalho Pinto). 
 
O trabalho, realizado 24h por dia, garante, por exemplo, que um caminhoneiro com pneu furado ou pane mecânica seja rapidamente atendido e possa continuar sua viagem no menor espaço de tempo possível. Assim como, pode retirar da rodovia um motorista que esteja passando mal e que poderia provocar um grave acidente. 
 
No Sistema Anchieta-Imigrantes, de 23 a 29/março, 782 motoristas receberam algum tipo de atendimento das equipes operacionais da Ecovias nas pistas. Foram 433 panes mecânicas, 261 socorros por guincho e 88 atendimentos médicos.
 
Já as equipes da Ecopistas atenderam, no mesmo período, um total de 417 motoristas no Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto: 212 socorros mecânicos, 192 apoios de guincho e 13 atendimentos médicos.
 
Nas centrais de monitoramento e atendimento ao usuário, o trabalho também segue a rotina habitual. Considerando também a semana de 23 a 29 de março, foram atendidas 14.325 contatos telefônicos de usuários solicitando algum tipo de informação ou ajuda. Foram 12.779 na Ecovias e 1.546 na Ecopistas.
 
Da mesma forma, uma grande equipe de trabalhadores continua realizando diversos serviços de conservação e manutenção dos pavimentos, sinalizações e equipamentos para permitir que as rodovias continuem em boas condições de tráfego e que os usuários possam transitar em segurança.
 
Cuidados com os funcionários
 
Para atender os motoristas que não podem parar, ambas as concessionárias adotaram uma série de cuidados com os funcionários para que eles possam se prevenir e também proteger todos à sua volta. As medidas seguem as orientações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde.
Dentre elas, está o aumento do número de pausas para lavagem das mãos, distribuição de álcool gel em todos os postos de trabalho e reforço intensivo das orientações por meio de comunicados diários e supervisão das equipes de segurança do trabalho.
 
Apoio aos caminhoneiros
 
Embora o tráfego de veículos de passeio tenha diminuído significativamente nas rodovias administradas por ambas as concessionárias, os caminhoneiros são usuários que continuam ativos, principalmente aqueles que realizam transportes de remédios e alimentos para abastecimento de hospitais e supermercados. Para apoiar esses usuários, ambas as empresas adotaram uma série de ações:
 

  • Distribuição de álcool gel

A Ecovias instalou dispenser com álcool gel 70% no pátio de descanso localizado no km 40 da via Anchieta. No mesmo local, os caminhoneiros ainda encontram banheiros com chuveiro, água, mesas para refeição e um estacionamento para os veículos.
 
No Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, a Ecopistas fez a mesma instalação nas bases de Serviços de Atendimento ao Usuário (SAU), localizadas no km 28 e km 59, sentido interior, onde os caminhoneiros também contam com banheiros e bebedouros.
 

  • Kits higiênicos

Juntas, as duas empresas farão a doação de 32.500 sachês de álcool gel. Serão um total de 19 mil unidades pela Ecovias e 13.500 pela Ecopistas.
 

  • Alimentação 

No Corredor Ayrton Senna serão distribuídas, no total, 4 mil marmitas aos caminhoneiros que passarem pelas praças de pedágio. Eles receberão um voucher, que pode ser trocado por uma alimentação no Posto de Serviços Graal, no km 67 da rodovia Carvalho Pinto, sentido interior, e no BG do km 37, sentido São Paulo.
 
Já no pátio de descanso do Sistema Anchieta-Imigrantes, está sendo distribuído por dia, em média, 160 kits lanches.
 

  • Distribuição de TAG’s de cobrança automática

Em parceria com três empresas do setor de pedagiamento eletrônico (Sem Parar, Veloe e Conectar), juntas, a Ecovias e  Ecopistas irão distribuir um total de 3.200 mil TAG’s de cobrança automática do pedágio aos caminhoneiros que passam pelas cabines manuais. As TAGs têm adesão gratuita, mensalidades grátis por, no mínimo, três meses e sem obrigação de fidelidade após o período. A ação tem o objetivo de evitar que os motoristas tenham contato com dinheiro e agilizar a viagem.  Serão 1.700 TAGs no SAI e outros 1.500 no Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto
 

Outras medidas

Instalação de dispensers de álcool gel para os motoristas nas cabines de pedágio e também na área de descanso;
 
Inserção da informação dos postos de combustível em funcionamento no SAI no site, em formato de pop-up e notícia, e nas mídias sociais da concessionária (Twitter e Instagram);
 
Suspensão da pesagem para todos os caminhões, agilizando as viagens;
 
Mensagens nos painéis eletrônicos informam sobre medidas de prevenção e agradecem ao importante trabalho desses profissionais/ Entrega de folheto informativo na base do km 40.
 
Assessoria de Imprensa                                                            
Rafael Silva                                           
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